Para quem curti uma boa jardinagem e adora mexer com plantas de várias espécies, fazer um terrário é uma ótima opção. Considerado uma beleza e um com uma baixa manutenção eles têm feito muito sucesso entre os apaixonados por plantas, em especial os paisagistas.
Os terrários podem ser montados em recipientes transparentes e de vidros. Os modelos que conhecemos não têm tampa como, por exemplo, um aquário. Você pode dar inicio a técnica adquirindo ferramentas básicas para jardinagem e instrumentos com pontas finas para manuseio das plantas, para que evite quebra-las, como pinças, palito de churrasco e pincel.
Foto: Divulgação |
Agora se você optar por ter um terrário em um ambiente interno alguns cuidados deve ser levado em consideração como protege-los do contato direto com a luz do sol. Se não ele pode se tornar uma estufa, mas não deixando totalmente fora de locais com iluminação natural, afinal é muito importante, ele pode ficar próximo a portas e janelas.
As espécies de plantas mais indicadas são as de pequeno porte como os musgos, orquídeas bromélias, pileias, columeias e as suculentas, inclusive até pequenas carnívoras.
Alguns acessórios podem ser usados para decorar seu terrário como: miçangas, cacos de cerâmicas, cristais, cascas de árvore e muito mais, mas lembre-se que uma lasca de madeira, por exemplo, pode vir a apodrecer pela umidade, produzindo micro-organismos que podem servir de alimento para esse ecossistema.
A montagem pode ser bem é simples, primeiro devemos separar o material na qual vamos usar, como um vidro transparente, musgo, pedrisco branco, cascas de pínus e terra com carvão vegetal e os acessórios para manuseio desse material como a pinça e o palito de churrasco.
Coloque no vaso a terra o carvão vegetal e os pedriscos . Em seguida adicione a terra e pressione levemente com a mão.
Se seguida você deve utilizar o palito de churrasco e fazer algumas covas e começar a aplicar as suculentas por exemplo. Com a pinça distribuía algumas cascas de pinus e complete com terra entre as plantas.
Depois da montagem a sujeiras no vidro e a terra entre as plantas pode ser limpa com pincel e na manutenção deve-se borrifar água a cada 15 dias.
Que tal, vamos tentar.
Tags
Dicas